top of page

Elementos que compõem uma marca completa


Marca é um elemento distintivo usado para diferenciar produtos e serviços entre si. A marca pode ser composta por vários elementos agregados ou simplesmente apenas um deles. De acordo com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), as marcas são distintas por três classificações:

  1. Nominativa: que não distingue fontes;

  2. Figurativa: composta apenas por elementos gráficos;

  3. Mistas: compostas por elementos figurativos e textuais.


Os sete elementos de uma marca


O primeiro deles é obviamente o Nome. Um dos principais elementos da marca, normalmente é escolhido de acordo com algo que seja agradável de se falar, escrever ou que traga algum significado. Por exemplo: Danone, Casas Bahia, Coca-Cola etc.


O segundo elemento é o Logotipo. Ao contrário do uso leigo deste termo, logotipos são, na verdade, as fontes, os tipos de letras escolhidas para se escrever o nome da marca e/ou seus slogans. Ou seja, são os elementos visuais da marca.


O Símbolo é um elemento gráfico que pode ser atrelado ao nome de sua marca. É algo distintivo e que, embora não possa ser pronunciado, pode ser associado ao nome da marca pelo consumidor.


Um elemento que nem sempre é utilizado, mas também deve ser considerado, é o Mascote. Uma marca pode optar por associar suas ações a um mascote, como por exemplo o Ronald McDonald’s ou os três personagens do Blue Men Group, que representam a operadora TIM. O mascote pode ser uma ferramenta fundamental para se criar uma conexão com os consumidores.


O Slogan: é uma frase geralmente curta, fácil de lembrar e que possui o objetivo de fixar a proposta da marca na mente do consumidor, reforçar autoridade para torná-la uma opção de escolha natural quando surgir a necessidade de aquisição do produto.


Muitos autores consideram a Embalagem como parte integrante da marca. Eles estão com toda a razão! Os materiais, cores e design de uma Embalagem são a roupa do seu produto e da sua marca, portanto têm relação direta na experiência geral do cliente com seus produtos ou serviços.


E o Registro?


Embora o Registro não seja parte integrante da marca, toda marca deve ser registrada. Quando são selecionados nomes, letras, símbolos para compor uma marca, deve-se verificar se tudo é inédito ou se alguém já se apropriou dos mesmos elementos, pensou e criou da mesma forma. O Registro é a garantia, o seguro de que a sua escolha é certeira e única.


Interessante, né?! Todo este conteúdo está também no vídeo acima.



*Ariel Aghina

Advogado especialista em Direito de Propriedade Intelectual

Proprietário da ARM Registro de Marcas


www.aarm.com.br

(19) 98832-2454

contato@aarm.com.br

@aarmmarcas



bottom of page