top of page

5 dicas para tornar mais atraente seu blog corporativo




Olá, pessoal!


Já falamos aqui sobre a importância dos blogs e como compor textos interessantes para atrair leitores e, por consequência, novos negócios. Os blogs são uma ótima ferramenta para criar essas conexões e apresentar seu posicionamento como referência diante de sua área de atuação, especialmente no mundo corporativo.


O que você pensa e realiza, com base em suas experiências de mercado e até mesmo em seu cotidiano, podem se tornar propostas válidas para abordagem. O conteúdo é uma das maneiras mais eficazes de engajar seu público, conscientizando-o sobre o foco do seu negócio e mostrando seu envolvimento com o tema e o nicho em que está inserido.


Um bom texto pode ajudar a elevar seu leitor a cliente. Mas, como a maioria das coisas na vida, precisa ser planejado, estudado e bem preparado, para que seu blog corporativo ofereça conteúdo atrativo e transformador, integrado à estratégia de marketing da sua empresa.


Pode parecer bobagem, mas a importância do planejamento e da preparação de um bom conteúdo está perfeitamente relacionada à conquista de novos clientes. Seu conteúdo pode, sim, ajudar você a fechar negócios. Afinal, seu cliente também quer saber como você pensa para descobrir se há afinidades.


Tanto em relação a seu produto como a seu conteúdo, porém, a qualidade é fundamental para colher bons resultados. Há, no mercado de comunicação, profissionais especializados na avaliação e produção do melhor conteúdo e, quando é possível, contratar essa assessoria é a melhor alternativa, lembrando que seu conteúdo pode ser decisivo para o cliente que ainda não fez sua escolha entre as opções de mercado. Esses profissionais levam em conta alguns detalhes importantes que podem ajudar você, com pesquisa e atenção, a produzir seus textos, quando a situação não é favorável para a contratação.


Seguem cinco dicas para ajudar você nessa deliciosa empreitada que é escrever:


1. Cuidado com a gramática. Sua qualidade começa nisso. Se você não tem afinidade com a língua portuguesa (ou qualquer outra utilizada para se comunicar com seu público), melhor nem fazer ou, ao menos, solicitar uma revisão a profissional especializado. Erros gramaticais em seu conteúdo podem prejudicar sua boa imagem e levar por terra sua credibilidade.


2. Identifique seu público. Já sabe para quem vão suas informações? É importante conhecer seu leitor para que seu texto seja construído com a finalidade de atendê-lo em suas expectativas, elucidando dúvidas e atraindo-o para a compreensão sobre sua capacidade de oferecer determinado produto.


3. Uma imagem pode falar mais que palavras. Essa máxima é pura verdade, principalmente em tempos virtuais. Fotografias e vídeos que exemplifiquem a mensagem que você quer transmitir, também são atrativos para seus textos ou simplesmente podem ser a forma escolhida para esse contato. Se for utilizar a versão audiovisual, opte por vídeos de no máximo sete minutos, para não se tornar cansativo.


4. Defina sua linguagem. Conhecer seu público – idade, sexo, preferências, localidade - é importante justamente para ter um norte, saber como deve utilizar a linguagem em seu benefício, de forma que a comunicação ocorra de maneira fluida e competente.


5. Faça um planejamento de pauta. Pesquise, reflita e determine uma série de assuntos a abordar, de acordo com a periodicidade de sua produção (que irá depender do tipo e quantidade de público do seu negócio). Procure sempre manter artigos “de gaveta”, ou seja, mantenha uma produção de textos adiantada para o caso de não dar conta de fazê-los quando necessário. Assim, você garante a sua organização e acostuma seu público a buscar seu blog nos períodos pré-estabelecidos.


Conteúdo informativo, consistente, bem preparado, cuidadoso e sempre com respeito ao leitor é, por si, bastante atraente. Pesquise, busque referências e use sua criatividade para apresentar suas ideias e escrever textos de destaque. Quem sabe seu blog também se torna referência para outros produtores.


Grande abraço e até mais!

Daniele Ricci


OBS.: Leia este mesmo artigo no blog Mundo Agro, da agência Colmeia AgroContent.



bottom of page