top of page

Como organizar sua rotina home office e melhorar seu comprometimento e o desempenho no mercado


O trabalho remoto, conhecido como home office, tem crescido no Brasil, especialmente quando o desemprego bate à porta. É natural do brasileiro a garra para se reinventar e usar a criatividade para oferecer serviços de toda espécie. No setor da Comunicação não é nada diferente. Com a ampliação dos acessos a notícias pela internet, os jornais impressos têm perdido espaço, embora ainda estejam aí para agradar aos leitores fiéis à publicação. Impostos sempre altos no Brasil também levam empresas e empreendedores a optarem por esse modelo de negócio, em que a efetivação de parcerias se torna uma opção bastante viável e com a mesma qualidade, além da variedade na oferta de serviços.


Sem carteira assinada e com a exigência de alguns investimentos para o passo inicial, o trabalho home office exige comprometimento, bom atendimento e manutenção da atenção ao cliente, compromisso com a entrega das demandas, acompanhamento do mercado formal, prospecção e muita, muita organização da rotina, tanto pessoal como em relação às parcerias.


Tendo tudo isso em mente, o cotidiano flui, mas há ainda a necessidade de se colocar presente no mercado, lembrando da máxima de que “quem não é visto, não é lembrado”. Comunicadores conhecem muito bem essa questão e, no home office, a têm como vértice tanto para si como para impulsionar os negócios de seus clientes.


Um dos pontos que mais podem incomodar o empreendedor na situação remota é o fato de que determinações, soluções e demandas dependem exclusivamente dele, pois diferente do trabalho formal e em equipe, geralmente fica mais difícil a troca de informações imediatas e a ajuda nas tomadas de decisão. Ele está sozinho para desempenhar.


A organização é, em síntese, fundamental para que o trabalho home office renda benefícios e flua de maneira saudável. Na tentativa de auxiliar nessa tarefa, trago aqui dicas para quem, como eu, compartilha dessa forma de exercitar-se profissionalmente. Vamos a elas:



Espero que essas dicas te ajudem a refletir, organizar-se e desempenhar ainda melhor seu trabalho home office. Mãos à obra e sucesso!

  1. Seja metódico. Coloque seu foco e investimento exatamente naquilo que deseja fazer e busque conhecimento sobre seu mercado para oferecer qualidade em seus produtos e serviços. Não admita ser mediano.

  2. Estar em casa não significa falta de compromisso. No trabalho home office você o terá e muito! Portanto, comporte-se como empreendedor. Ao acordar, troque o pijama! Mantenha-se sempre arrumado, pronto para a rotina. Isso lhe dará muito mais ânimo! Uma dica é: eleja algumas peças de roupas mais leves, confortáveis para passar seu dia, uma das vantagens permitidas para quem trabalha em casa.

  3. Tenha um escritório. O ideal é ter, sim, um ambiente com espaço adequado, com todo seu material à mão. Mas nem sempre isso é possível inicialmente. É preciso analisar também a rotina de quem convive na mesma casa e quais os horários de cada pessoa. Quem vive sozinho pode ter mais facilidade nessa escolha; quem vive em grupo, deve escolher um cantinho especial da casa, em que possa contar com um pouco mais de concentração. Se não conta com um ambiente para montar seu escritório, a mesa da sala pode ser o lugar eleito e o quarto de dormir deve ser evitado. Assim, na hora do sono, você terá uma melhor sensação de mudança e movimento na rotina.

  4. Desligue a TV. A não ser que ela seja sua “parceira” na composição do trabalho. Noticiários, filmes nas sessões da tarde, programas de comportamento e outras distrações, podem atrapalhar sua rotina, tirando seu foco do que realmente interessa. Não se esqueça que seu empreendimento depende apenas de você. Concentre-se no que interessa de verdade!

  5. Almoçar demora e consome pelo menos duas horas da sua rotina, principalmente quando precisa ser preparado, mas alimentar-se é importante para manter a saúde. Não surte! Se for possível, organize-se para deixar alguns alimentos prontos, de forma a facilitar seu processo diário – por exemplo, feijão cozido pode ser congelado sem tempero em potinhos separados para o dia a dia; saladas verdes lavadas e guardadas em vasilhames, prontas apenas para temperar.

  6. Desencane de arrumar a casa! No Brasil, o horário comercial costuma ser de segunda à sexta-feira, portanto este deve ser seu período principal de atenção ao trabalho, pois também é quando encontrará mais facilmente as pessoas e serviços que precisa. Se a bagunça te incomoda demais, eleja uma hora do dia para deixar tudo em ordem, simplesmente colocando as coisas no lugar. Quando tiver um horário mais estendido, você cuida do resto. Uma dica que adotei para a vida e me faz muito bem, é arrumar a cama ao acordar. Isso provoca uma boa sensação de organização. E, quando puder, conte com uma ajuda profissional: é uma decisão que pode fazer a diferença, evita o cansaço e – pense positivo! – gera trabalho para outra pessoa!

  7. A roupa para o trabalho home office pode ser a de ficar em casa. Mas, se for sair, arrume-se de forma impecável, seja para atender um cliente externo ou recebê-lo em seu escritório. Lembre-se que as pessoas são bastante visuais e a apresentação pode “falar” muito sobre você. Arrumar-se para uma reunião é também uma oportunidade de quebrar a rotina.

  8. Não é porque você trabalha em casa que precisa prender-se ao ambiente. A grande vantagem do trabalho remoto é justamente permitir maior mobilidade e gestão inteligente e pessoal do tempo. Então, pelo menos uma vez por semana, permita-se respirar novos ares e escolha um local diferente para atuar. Há opções gratuitas, como lojas de conveniência, unidades do Sesc em diversas cidades e, embora tenha um custo, os coworkings são uma ajuda muito eficiente. Neles, é possível contar com estrutura, serviço de wi-fi livre, lanchonete e ainda manter certa tranquilidade e privacidade. Não esqueça de levar seu fone de ouvido.


Grande abraço!


Daniele Ricci

Criadora da DR2C

Conteúdo Criativo.

Comunicação Inspiradora.


bottom of page