top of page

Novembro Azul é assunto do Podcast Linha na Pipa #002



Já é tradição que o mês de novembro se pinte de azul para alertar os homens sobre prevenção a diversos tipos de doença e, principalmente, sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre a população masculina, depois do câncer de pele.


A campanha Novembro Azul tem surtido certo efeito, mas ainda há muito preconceito e resistência por parte da população masculina em relação ao exame de toque retal. Atenção, homens: é importante se livrar do preconceito e cuidar do que realmente interessa. A saúde do homem não é mi mi mi!


E é disso que falamos no episódio #002 do podcast Linha na Pipa, em um bate-papo com o médico urologista Fabio Watanabe, sócio-diretor do IUP – Instituto de Urologia de Piracicaba, além de coordenador-médico da área de Andrologia e Endo-urologia (especialista em reposição hormonal) e membro do comitê Grants & Prizes da International Society for Sexual Medicine.


A conversa discutiu questões como o motivo dos homens irem pouco ao médico, quando eles devem procurar o urologista, o que é câncer de próstata e quais os fatores que podem aumentar as chances do homem desenvolver a doença, a importância de prestar mais atenção aos sinais do próprio corpo, entre outras. Falamos também sobre a necessidade de quebrar preconceitos em relação ao exame de toque retal, que não afeta a virilidade, nem a sexualidade.


Para você que tem dúvidas sobre o câncer de próstata ou outros tipos de câncer, é possível encontrar informações no site do INCA (Instituto Nacional de Câncer) do Ministério da Saúde. O site traz notícias para todas as pessoas interessadas em se prevenir contra essa doença que é uma das principais causas de morte pelo mundo. Acesse www.inca.gov.br


O Linha na Pipa é um podcast com informação, opinião e reflexão sobre temas que importam a todos no dia a dia. Com apresentação de Dani Ricci e edição de Anselmo Dequero.


Você pode ouvir o Linha na Pipa também se cadastrando na plataforma SoundCloud:


Até mais!


bottom of page