top of page

Tenha um blog espetacular e atraia leitores para seu negócio

Olá! Tudo bem?

O desejo de se expressar é inerente ao ser humano e cada pessoa busca a facilidade de seus meios para colocar em prática sua oratória. A internet trouxe aos empreendedores a oportunidade de compartilhar ideias no mundo virtual por meio de blogs, espécies de diários que permitem o acesso ilimitado de pessoas em todo o mundo.

Ao longo da última década, essa ferramenta tornou-se bastante popular e ingresso de muita gente, tanto para a videografia como para a arte literária impressa. No setor corporativo, os blogs tornaram-se meios de comunicação e negócios, permitindo a expressão de pontos de vista e compartilhamento de aprendizado com clientes. Os blogs corporativos geralmente ficam inseridos dentro dos sites das empresas.

O Brasil é o 4º país em número de blogueiros de todo tipo, atrás apenas de Estados Unidos, Reino Unido e Japão e à frente do Canadá. Para se ter uma ideia de quem está produzindo tanto conteúdo – ou seja, um público também interessado no que é compartilhado na rede - as mulheres lideram a blogosfera, com 51% das posições. E, diferente do que se possa imaginar, os mais jovens – que nasceram e cresceram no meio digital - não são a maioria. O grupo predominante, com 53% do total, tem entre 21 e 35 anos de idade, isto é, são aqueles que cresceram durante a revolução dos blogs. A faixa etária entre 36 e 50 anos soma 20%.

Compor textos mais interessantes, que ajudarão a desenvolver suas ideias de forma objetiva e leve, motivando-o à produção de novos escritos e à conquista de novos e fiéis leitores, é o objetivo das dicas que divido com você a seguir, com o intuito de ajudar no desenvolvimento de bons conteúdos. Vamos a elas:

  1. Padrões de repetição: ajudam a prender a atenção e a refletir. Exemplo: Você tem medo de falar em público? Você tem medo de apresentar suas ideias? Você tem medo de encarar um novo desafio?;

  2. Repita apenas três vezes: porque o cérebro não detecta o padrão e cria exagero para a atenção;

  3. Palavras de transição: “e, mas, são, porém, claro, bem, sim, não, logo, assim, enfim, afinal”, além de sentenças curtas e fáceis, dão a impressão de dinamismo e despertam a vontade de continuar a leitura na próxima linha;

  4. Metáforas, comparações e analogias facilitam o entendimento de um ponto de vista;

  5. Evite monotonia: torne seu texto escaneável, usando listas, subtítulos, enfatizando os principais pontos, imagens, pensamentos e frases;

  6. Não ao gerundismo: seja direto no que quer dizer. Ao invés de: você vai estar ganhando, prefira: você ganhará;

  7. Títulos atrativos: escolha com cuidado o que quer informar, prefira o pronome Você no lugar de Te (Vou ajudar você / Vou te ajudar) e use um adjetivo, para tornar a comunicação persuasiva e direta;

  8. Listas e números: tornam o acompanhamento mais fácil e dão a nitidez de chegada ao final da leitura;

  9. Gramática: é fundamental. Não é necessário usar termos rebuscados, um texto simples pode ser mais atrativo, mas erros de português são inadmissíveis para quem quer se comunicar bem.

Invista na melhor expressão de suas ideias para mostrar que você entende do que está comunicando e, quando não souber como fazer, opte por um especialista para colocar “no papel” o que você precisa. A escrita também é uma forma de arte.

Acompanhe outros artigos que produzo para o blog Mundo Agro, do site da Colmeia AgroContent, uma das empresas que coordeno.

Até mais! Abraço!

Dani

bottom of page